terça-feira, 19 de agosto de 2008

O Cavaleiro da Dinamarca


Era uma vez um cavaleiro que vivia na Dinamarca. Todos os anos, ele festejava o Natal com a família, amigos, parentes, criados da casa e servos da floresta.

Mas certo Natal, o Cavaleiro, depois de terem terminado a ceia, disse à família, aos amigos e aos criados que dali a um ano não estaria com eles. Ele iria partir em peregrinação à Terra Santa e iria passar o próximo Natal na gruta onde tinha nascido o menino Jesus.

No Natal seguinte ele já tinha chegado a Belém. Depois de viajar por muitos sítios, partiu para a Dinamarca. Quando chegou à aldeia dos caçadores, disse que ia para casa mas eles disseram que era perigoso. Mesmo assim, o cavaleiro continuou para não quebrar a promessa que tinha feito. Mas entretanto perdeu-se.

Ele continuou até que viu uma luz pequenina e então decidiu caminhar na sua direcção. Ele pensava que era alguém que também estava perdido. Mas quando chegou ao pé da luz viu que não era nenhuma fogueira. Era uma grande árvore, coberta de estrelas que os anjos tinham posto para guiar o cavaleiro.


Autor: Sophia de Mello Breyner Andressen
Título da obra: O Cavaleiro da Dinamarca
Editora: Figueirinhas

Sem comentários: